segunda-feira, 8 de setembro de 2014

10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional

1) Estabeleça prioridades:

Primeiro o mais importante e, como diria Goethe, o grande poeta alemão, as coisas mais importantes não devem ficar à mercê das coisas menos importantes. Em suma: não perca tempo com bobagens que não agregam valor.
2) Gerencie seu tempo:

Não seja alienado, do tipo que leva o colchão de dormir para a empresa a fim de arranjar mais tempo para se dedicar ao trabalho; existe trabalho, vida pessoal e descanso, existe vida fora do trabalho.
3) Um mínimo de planejamento:

Organize suas atividades profissionais e pessoais para dar sentido e vazão à criação produtiva. Nada prospera sem um mínimo de planejamento e organização.
4) Exercite a flexibilidade:

Seja firme no seu propósito de vida e não abra mão de suas convicções, porém não se torne escravo da agenda e do planejamento. O sucesso na vida profissional jamais compensará o fracasso na vida pessoal.
5) Atribua responsabilidades:

Não queira ser o “dono do mundo” nem o “dono da verdade”. Compartilhe, divida, delegue, pois as pessoas ao redor são tão importantes, produtivas e competentes quanto você.
6) Viva a arte do relacionamento:

Comece no círculo pessoal, respeite os amigos, vizinhos e familiares. Os relacionamentos saudáveis são a base da autoestima elevada, da felicidade e da autorrealização.
7) Conheça a si mesmo:

Primeiro compreender, depois ser compreendido, lembra? Quando você sabe das suas qualidades, mas reconhece os próprios defeitos e limitações, as mudanças positivas fluem com mais naturalidade.
8) Seja otimista:

Para tudo na vida existe uma ou mais saídas, portanto, encare os problemas sempre sob um olhar otimista. Não se entregue antes do tempo. Os pessimistas são meros expectadores.
9) Tudo na vida é relativo:

Uma situação de desconforto não é para sempre, as crises oscilam e aqueles que mantêm a serenidade prosperam.
10) Lembre-se do ócio criativo:

De acordo com Domenico De Masi, sociólogo italiano, “para produzir mais, devemos trabalhar menos”, portanto, o ideal é não fazer nada de vez em quando e mergulhar no espaço vazio.
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, a vida continuará batendo na sua cabeça até deixá-lo amargo, ranzinza, pessimista, especialista em reclamação, a ponto de ninguém mais se sentir confortável com a sua presença.
E você sabe muito bem onde muitos filhos, noras e genros querem colocar os idosos depois de certa idade, portanto, quanto mais alegre, mais humano, mais otimista e mais perto deles você estiver, melhor a sua perspectiva de futuro.
Pense nisso e seja bem mais feliz!
Fonte: Administradores.com
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/10-dicas-para-equilibrar-a-vida-pessoal-e-profissional/80572/

Nenhum comentário:

Postar um comentário