terça-feira, 29 de abril de 2014

10 dicas para turbinar sua carreira em 2014.

Fonte: Ideia de Marketing
Link: http://www.ideiademarketing.com.br/2014/03/18/10-dicas-para-turbinar-sua-carreira-em-2014/


Todo final/começo de ano é a mesma coisa: fazemos um monte de planos, promessas, sonhamos com mudanças, temos esperança de que tudo será diferente. Mas, quando chega novamente o fim do ano, temos pouquíssimas formas de medir nossos reais avanços e progressos. Aí ficamos com aquela frustração interna e, novamente, criamos uma esperança de que no ano seguinte as coisas serão diferentes. Até quando viveremos assim?

Chegamos naquele ponto em que realmente queremos mudar, ir para o próximo degrau na hierarquia, ganhar mais, e estamos cansados de não ter controle sobre nossas vidas e nossas carreiras, mas não sabemos por onde começar, certo?

As vezes não sabemos nem se a área em que atuamos é realmente aquela que queremos para o resto de nossas vidas, e o medo da mudança é tão grande que acabamos continuando a fazer o que fazemos por comodismo, por medo de mudar e por preguiça de sair da zona de conforto. Sêneca já dizia: “Não existe vento favorável para quem não sabe o porto onde quer chegar”. Pensando nisso, meu intuito com este artigo é dar a você algumas dicas rápidas de como turbinar a sua carreira no ano de 2014. Essas dicas lhe darão um roteiro simples de como analisar a sua carreira entre o momento atual e o momento futuro desejado.

Lembre-se: mais vale um rascunho em um pedaço de papel do que um monte de ideias soltas no ar. Colocar um objetivo no papel de forma escrita é a primeira maneira de materializar aquilo que se deseja.

Costumo dizer em minhas palestras o seguinte: “As pessoas não planejam fracassar, elas fracassam por não planejar.” Falo isso justamente porque as três vezes que quebrei grandes empreendimentos (e os outros inúmeros projetos que não deram certo) foi exatamente por falta de planejamento.

Para rascunhar um planejamento de carreira para o ano de 2014, siga os seguintes passos:

1) Defina o emprego dos seus sonhos - Só pensamento em nossa carreira quando estamos desempregados, por que não definir isso enquanto estamos empregados ou empregados? Defina o próximo degrau, tenha esse objetivo em mente.

2) Saiba exatamente quais são suas habilidades - Quando alguém nos pergunta sobre nossas habilidades, geralmente ele quer saber nossos conceitos, princípios, virtudes e forma de conduta no meio corporativo. Tenha isso na ponta da língua, faça essa análise de si mesmo.

3) Defina os seus “Unique Selling Points” (aqueles diferenciais que só você tem) - A China se transformou em um país especializado em copiar e melhorar produtos e tecnologia. Existem milhares de empresas no mercado que prestam serviços similares. Hoje em dia, todo mundo tem acesso ao ensino superior: Graduação, pós-Graduação, MBA’s, Mestrado e Doutorado. O que te diferencia do resto do mundo?

4) Defina os canais de comunicação que você utilizará - Como e de que forma você se comunicará com o mercado? CV impresso, CV Digital, Personal LandingPage, Cartão de visita personalizado, LinkedIn etc.

5) Contatos são TUDO! - Costumo dizer que networking não é só conhecer pessoas, networking também é conectar pessoas, ou ainda, conectar-se com pessoas. Com isso em vista, uma das características que pode nos auxiliar a turbinar a nossa carreira é desenvolver a habilidade de conectar e de nos conectarmos com pessoas.

6) Liste o que você já fez (experiência) - Às vezes temos a sensação de que não sabemos o suficiente, mas o fato é que sabemos muito mais do que imaginamos. Um exercício que me ajudou bastante nessa reflexão foi pegar um papel e listar absolutamente TUDO o que eu sabia fazer, com isso vi que sabia fazer mais coisas do que imaginava.

7) Tenha pessoas-âncora que possam lhe ajudar - Antigamente as pessoas indicadas tinham mais facilidade de conseguir um novo emprego. Será que ainda é assim? A influência do QI (quem indica) ainda é muito grande em nossa sociedade, no entanto, essa indicação está cada vez mais cautelosa, dado que hoje em dia podemos fazer indicações em que o profissional não corresponde à expectativa do empregador ou pode criar alguma situação que depois pesará sobre nossos nomes (tamanha a responsabilidade de indicar alguém para alguma função). Ainda assim, quem são essas pessoas-âncora que podem te ajudar a conseguir um novo emprego?

8) Saiba exatamente quais são suas lacunas em: Competências e Conhecimento – Para subir ao próximo degrau você precisa ter conhecimento técnico e competências que talvez hoje você ainda não tenha. Sendo assim, reflita e liste exatamente as lacunas que você possui em suas competências e conhecimento.

9) Fique atento a todas as oportunidades de aprendizado - Se você mora em uma cidade do interior e vive reclamando que precisa ir para fora para fazer bons cursos, saiba que a internet está ai para estreitar laços entre pessoas e conhecimento. Você pode fazer cursos extraordinários no conforto do seu lar sem pagar viagem, hospedagem, alimentação etc. a dica que deixo de sites é: veduca.com.brted.comudemy.comcoursera.org.

10) Corra atrás! - Lembre-se: Para 2014 ser o ano da virada, você precisa correr atrás. Se você quer um cargo acima do seu, você precisa fazer mais do que faz atualmente. Para subir de cargo, você precisa preencher os requisitos daquele cargo. Para ganhar mais do que você ganha hoje, vai ter que fazer mais do que é pago para fazer. Se você não fizer, ninguém fará por você.

Note que todos esses pontos servem tanto para quem quer evoluir a carreira quanto para quem quer empreender.

Por fim, encontre algo que você seja Bom ou Excelente e se torne Extraordinário. 2014 pode ser o ano da virada se assim você desejar, mas que fique registrado, tudo na vida exige um preço. Se você estiver realmente disposto(a) a pagar, cedo ou tarde, a recompensa virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário