terça-feira, 12 de agosto de 2014

6 passos para criar uma embalagem impecável


Entender o produto:



A embalagem é a expressão do conteúdo. Não é possível desenhá-la sem conhecer profundamente o produto. Suas características, sua composição, seus diferenciais de qualidade e seus principais atributos precisam ser bem compreendidos.

Conhecer o consumidor:




Saber quem compra e usa o produto é fundamental para estabelecer um processo de comunicação efetiva por meio da embalagem. As características desse consumidor, seus hábitos e suas atitudes em relação ao produto e, principalmente, a motivação que o leva a consumi-lo são um pontos-chaves que o designer deve conhecer.
Compreender o mercado:



O mercado em que o produto circula tem suas características próprias. Tem história, dimensões e perspectivas. É um cenário concreto que precisa ser conhecido, estudado e analisado para que o design não seja um salto no escuro. O fabricante do produto deve fornecer as informações de que dispuser sobre o setor ou buscá-las nas fontes de pesquisa para subsidiar o projeto.

Saber quem é a concorrência:



Por melhor e mais bonito que seja o design, ele não será eficaz se não conseguir enfrentar a concorrência no ponto de venda. Conhecer as condições em que se dará a competição é fundamental. Estudar cada um dos concorrentes, analisar a linguagem visual da categoria e compreendê-la são pontos importantes para o sucesso do projeto.

Conhecer o processo de produção:



O designer precisa conhecer vários pontos antes de conceber a embalagem: como é a linha de produção e embalagem, a estrutura dos materiais utilizados, as técnicas de impressão e decoração, o fechamento e a abertura, os desenhos ou as plantas técnicas da embalagem a ser desenhada. Isso ajuda a obter o máximo dos recursos disponíveis e evitar erros que podem prejudicar o projeto.

Ter objetivos claros:



O designer precisa entender por que está desenhando a embalagem e o que se busca com o projeto. Os objetivos de marketing e as diretrizes comerciais do produto precisam ser comunicados claramente. Depois de concluído todo o processo, cabe ao designer e ao cliente testarem a efetividade do produto final, indo ao ponto de venda e conversando com os clientes.

Fonte: PEGN
Link: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/6-passos-para-criar-uma-embalagem-impecavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário