terça-feira, 22 de julho de 2014

4 dicas para falar bem em público

1 - Preparar-se bem



Quem não domina o assunto a ser apresentado terá receios de defendê-lo e perderá a credibilidade diante das pessoas. “Estudar com antecedência o conteúdo da apresentação, rever os argumentos dos pontos citados, buscar prever possíveis dúvidas e ter respostas na ponta da língua são atitudes que dão confiança ao orador e transmitem segurança aos expectadores”, indica Villela.

2 - Conheça o público



Procure descobrir para quem irá falar. Saber qual é área de formação, a qual geração e gênero o público pertence ajudam a adaptar a linguagem utilizada. Por exemplo, para um público universitário, ainda em fase de aprendizagem, é preciso explicar os termos técnicos. Já para profissionais da mesma área não existe essa necessidade. Adequar a linguagem torna o discurso mais assertivo e atrativo aos ouvintes.

3 - Assuma o controle



Não tente eliminar seu medo, mas sim controlá-lo. O receio faz as pessoas ficarem preparadas para imprevistos.

4 - Valorize suas qualidades



Identifique as aptidões que possui, como carisma e simpatia, e as utilize ao seu favor para comunicar melhor. “Possuímos qualidades diferentes e nos tornamos interessantes por nossas particularidades. Descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande vantagem”, completa Villela.
Fonte: Administradores.com
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/4-dicas-para-falar-bem-em-publico/90430/

Nenhum comentário:

Postar um comentário