As ferramentas são voltadas para micro
e pequenos empresários e algumas são gratuitas.
Google Maps
Uma das principais vantagens de ter a
página da sua empresa no Google Maps é
de que os seus clientes poderão ver informações como endereço, horário de
atendimento, mesmo que você não tenha um site. O Maps tem a sua base de dados e
se o seu negócio já está no mapa, você pode reivindicar o seu local. Para
aparecer no mapa, o empreendedor precisa confirmar a localização do seu negócio
por meio de um código de verificação. O código é enviado por meio de um cartão
postal ou informado por meio de uma ligação no telefone comercial da empresa. O
tempo de entrega do código varia e não há um prazo determinado.
Google Adwords
Por meio dessa ferramenta, o pequeno
empresário pode criar seus próprios anúncios e escolher as palavras-chave
relacionadas à sua empresa. É possível também segmentar as propagandas para que
elas sejam exibidas para as pessoas que estiverem pesquisando em determinada
região, por exemplo. Nesse formato, o anunciante só paga quando um usuário
clica no anúncio e é possível controlar o orçamento diário. O pagamento pode
ser feito antes ou após a exibição das propagandas. Existe a versão
simplificada da ferramenta, oGoogle AdWords Express.
Google Plus
Para criar a página do seu negócio, o
primeiro passo é criar um perfil pessoal no Google+. Por meio da rede social o
empreendedor poderá compartilhar novidades, promoções e responder dúvidas de
clientes de maneira rápida e gratuita. Além disso, oGoogle+ também
permite que o empresário faça videoconferências por meio do Hangout.
Google Apps for Business
A ferramenta reúne versões de vários produtos do Google que
podem ser personalizados de acordo com a sua empresa. Gmail, agenda, drive e
docs são alguns exemplos. Todas as informações estão na nuvem e isso é uma
vantagem para quem tem funcionários em diversos locais diferentes. O uso da
ferramenta é gratuito por 30 dias e após esse período custa 5 dólares por conta
de usuário por mês.
Google Analytics
A melhor maneira de verificar se o seu
site está no caminho correto é monitorando os resultados. Informações como
número de visitas e como é o comportamento e o perfil dos usuários são
essenciais para que o empresário avalie se precisa fazer ajustes. O Analytics pode
ser vinculado ao Adwords e o empreendedor poderá acompanhar o ciclo de
interação que seu usuário tem com os anúncios, por exemplo. Dependendo do
volume de acessos do seu site, é preciso pagar pela ferramenta.
YouTube
No YouTube, o empreendedor
pode criar um canal de vídeo para divulgar a sua empresa. Dessa maneira, ele
poderá postar vídeos com ofertas, descrições de produtos, dicas de uso ou até
mesmo de eventos. Uma das principais vantagens é poder se aproximar do seu
consumidor e alcançar outros potenciais clientes. A página do Google+ pode ser
vinculada com a conta do YouTube.
Google Meu Negócio
A ferramenta Google Meu Negócio
foi lançada no começo do mês com o objetivo de democratizar a
presença online dos pequenos negócios. Para se cadastrar, é preciso informar o
nome da empresa, endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento. A
plataforma é gratuita e pode ser acessa por meio do desktop ou smartphone, no
sistema Android ou iOS.
Hangout
Toda terça, quarta e quinta-feira, às
16 horas, o Google oferece o Hangouts educativos ao vivo, que são treinamentos
voltados para a criação e gerenciamento de campanhas online. Também há vídeos
gratuitos com dicas para gerar mais cliques, como usar o Google+ a favor do seu
negócio, entre outros. Além disso, a ferramenta pode ser usada para que o
empresário se comunique em massa com os seguidores da sua página ao ser
vinculada com o YouTube.
Fonte: Exame.com
Link: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/veja-7-ferramentas-do-google-para-a-sua-pequena-empresa#10
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