segunda-feira, 26 de maio de 2014

10 lições do pôquer para o mundo dos negócios

Fonte: UOL
Link: http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/album/2014/05/23/10-licoes-do-poquer-para-o-mundo-dos-negocios.htm#fotoNav=11

Nos negócios e no pôquer, avaliar os riscos e ter bom desempenho sob pressão são características essenciais de vencedores; veja abaixo dez lições do jogo listadas pelo professor da Unicamp Cristiano Torezzan e pelo jogador de pôquer e empresário Leo Bello.


SAIBA AVALIAR RISCOS: o pôquer é um jogo de informações incompletas: não é possível saber as cartas dos adversários, as cartas que virão e a reação dos outros envolvidos; assim, a habilidade de avaliar os riscos e os retornos envolvidos torna-se fundamental; isso exige treino, disposição para pensar, fazer cálculos e conhecer pessoas.


CONCENTRE-SE NOS RESULTADOS DE LONGO PRAZO: no pôquer, o resultado no longo prazo é o que vale, a única pergunta de curto prazo importante é: "tomei a decisão correta?"; é preciso tomar decisões que trarão bons resultados no longo prazo e não se abalar com os efeitos de resultados momentâneos.


FIXE METAS, PLANEJE E TRABALHE: o planejamento é o principal caminho para alcançar objetivos a longo prazo; não se pode gastar tempo revendo metas de curto prazo, o importante é traçar um plano para atingir as metas mais longas e segui-lo


TENHA DISCIPLINA FINANCEIRA: jogadores de pôquer bem-sucedidos escolhem os jogos de acordo com o capital de que dispõem, e não em função dos prêmios que os jogos oferecem; nos negócios, um bom planejamento financeiro começa com hábitos como manter uma planilha de gastos atualizada.


SAIBA TRABALHAR SOB PRESSÃO: no pôquer, é preciso manter um bom desempenho mesmo quando pressionado por adversários com melhores cartas; nos negócios, o empresário deve aprender a trabalhar sob a pressão de prazos, dos clientes e dos fornecedores.


ADMINISTRE PERDAS E GANHOS: um grande ganho ou uma grande perda momentânea podem desestabilizar o jogador; nestes momentos, é importante rever se as estratégias e os planos estão corretos e não valorizar demais o resultado de curto prazo.


PENSE EM ALTERNATIVAS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: bons jogadores se perguntam o que poderiam ter feito diferente ao final de cada rodada; esse exercício treina o cérebro a pensar em alternativas para resolver problemas.


SEJA PROATIVO: o que define o vencedor não são as cartas que ele recebeu, é a atitude que ele terá após recebê-las; o jogador e o empresário devem estar atentos a cada oportunidade e saber agir quando a chance aparece.


CONTROLE SUA LINGUAGEM CORPORAL: controle emocional é uma das principais habilidades exigidas para se vencer no jogo de pôquer, é necessário disciplina para manter o foco e controlar as informações que serão passadas aos outros.


PREOCUPE-SE COM O QUE ESPERAM DE VOCÊ E SURPREENDA: tentar prever o que o adversário acha que o jogador tem é importante para poder surpreendê-lo; no mundo dos negócios, a surpresa positiva causada em uma reunião pode definir um acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário