Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Link: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/05/6-truques-para-tornar-uma-reuniao-mais-produtiva.html
Encontros são importantes, mas podem ser um desperdício; saiba como resolver pendências com rapidez
As reuniões são essenciais em um ambiente de trabalho. Muitas vezes, os encontros são a única ocasião em que é possível reunir todos os colaboradores. Além disso, vários assuntos precisam ser discutidos e é importante ouvir diferentes opiniões, seja de clientes, sócios ou funcionários.
Mas não dá para negar: tem muita reunião desnecessária. Em alguns casos, isso ocorre pela discussão de assuntos de segunda importância. Em outros, o problema é a falta de eficiência – as coisas até se resolvem, mas o tempo para que isso ocorra é colossal.
A "Fast Company" listou dicas bem simples para quem quer resolver pendências e não desperdiçar tempo. Confira e use na sua próxima reunião:
1) Se não valer a pena, cancele
1) Se não valer a pena, cancele
Para saber se uma reunião é realmente essencial, pergunte a si mesmo: há a necessidade de fazer as pessoas se locomoverem para discutir os assuntos que serão abordados? Os temas da pauta do encontro precisam ser abordados com urgência? Caso a resposta para uma das questões seja "não", a reunião não é necessária. Cancele.
2) Convoque apenas quem tem o que acrescentar
2) Convoque apenas quem tem o que acrescentar
Uma reunião não é uma confraternização de amigos, daquelas em que "quanto mais gente, melhor". Lembre-se de que você cada participante vai deixar de trabalhar durante o encontro. Se for para alguém participar da conferência e não falar nada, o melhor é deixá-lo de fora.
3) Caso necessário, corte
3) Caso necessário, corte
Esta não é a mais educada das dicas, mas é eficaz. Se um dos participantes da reunião estiver se alongando demais na exposição de um problema, interrompa-o e peça para que ele seja mais sucinto. Quando todos são objetivos, as coisas se resolvem em menos tempo e todos podem voltar a seus afazeres.
4) Diferencie estratégias de objetivos
4) Diferencie estratégias de objetivos
As estratégias são o caminho para atingir um determinado objetivo. É importante deixar isso claro para saber que os objetivos não podem ser mudados em uma reunião, mas os caminhos para chegar até lá são mutáveis – e são as alterações nessa trajetória que devem ser colocadas em pauta.
5) Chegue na reunião com os objetivos estabelecidos
5) Chegue na reunião com os objetivos estabelecidos
Se você for comandar uma reunião, prepare-se antes. Chegue ao encontro já sabendo o que será abordado e, mais importante ainda, quais são os objetivos da conferência. Quando a reunião começa sem uma pauta estabelecida, fica maior a chance de todos ficarem presos por horas e horas e horas, até os assuntos serem lembrados pouco a pouco.
6) Use os quatro retângulos
6) Use os quatro retângulos
Os objetivos são fixos e as estratégias podem ser moldadas no decorrer da união. Para traçar uma estratégia com eficiência, uma ótima dica é, simplesmente, usar papel e caneta. Em uma folha, desenhe quatro retângulos, lado a lado. Escreva, em cada um deles, as palavras "temas", "datas", "consultores" e "grupos".
Abaixo dos retângulos, o líder da reunião pode organizar os objetivos da reunião, além de prazos, fontes úteis para a solução de um problema e que pessoas ficarão encarregadas de cada tarefa
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