terça-feira, 27 de maio de 2014

8 dicas para aumentar a lembrança do negócio na mente dos clientes

Fonte: Bob Software
Link: http://bobsoftware.com.br/dicas-aumentar-lembranca-negocio-mente-clientes/
norte-negocio-missao
Começar um negócio implica em traçar um norte para onde você quer chegar, certo? Isso tem a ver com definir objetivos e delinear a missão da sua empresa, antevendo, assim, os esforços que serão necessários para alcançar aquele tão sonhado horizonte.
Nessa jornada você deseja, naturalmente, que sua marca se torne conhecida, atravessando oceanos e conquistando mais e mais clientes. Para isso, entretanto, é necessário que ela seja forte, relevante e esteja sempre presente na mente dos consumidores. Ou seja, sua marca tem de ser lembrada!
É exatamente para esse ponto que quero chamar sua atenção hoje. Muitos empreendedores, infelizmente, já perderam o rumo de seu negócio, se aventurando por caminhos sem destino e sem métodos. Nesse caso, você há de concordar comigo, fica difícil exigir que alguém se lembre de sua marca quando até você já esqueceu da verdadeira missão da sua empresa.
Isso significa que a Coca Cola, a Apple e a Nike, por exemplo, não possuem forte presença na mente dos consumidores globais por acaso. Elas contam com estilo próprio, uma promessa básica forte e objetivos bem definidos. Sua identidade é consistente e seu discurso segue alinhado com todo o universo de valores construído ao longo do tempo.
Então meu amigo, minha amiga, eu sugiro que você pare um instante e análise os passos tomados até aqui. Olhando para as grandes companhias é possível perceber como a valorização da marca tem um papel decisivo para o crescimento e o sucesso de uma empresa. Tenha certeza de que a sua também pode chegar lá!
Bom, então para que seu negócio seja lembrado pelos clientes, a primeira de todas as providências é estruturar bem sua missão, tendo clareza de seus objetivos. Depois, há uma série de quesitos a serem preenchidos para auxiliar nesse sentido. Vem comigo que eu mostro pra você.
1. Identidade visual: Logotipo, papelaria, cartão de visita, fachada, apresentações corporativas e todos os outros elementos visuais da sua empresa devem conversar entre si, marcando uma identidade única e um discurso coerente – use e abuse da criatividade! Cores, formas e símbolos específicos usados da maneira certa, aos poucos, começarão a remeter à imagem da sua marca, reforçando sua presença. Essa é uma questão de suma importância que vai permear toda a sua comunicação e, por isso, deve estar perfeitamente alinhada.
2. Público definido: Seu negócio é voltado para solucionar as necessidades de quem? Não venha me dizer “de todo mundo” porque isso não vale. Além do mais, nem todos os seres humanos carecem ou anseiam pelas mesmas coisas. Sendo assim, a definição do seu público-alvo deve ser específica, focada sobre uma determinada parcela da população. Entenda que não é possível conhecer a totalidade dos indivíduos da cidade, do país, muito menos do mundo, mas uma seleta amostra deles sim. Tendo isso bem claro se torna possível então levantar recursos e desenvolver estratégias para que seu negócio seja lembrado dentro de um quadro limitado de situações.
3. Personalidade: A maneira como sua marca se comunica faz toda diferença para que ela ganhe visibilidade e fique na cabeça dos clientes. É preciso ser original, mas sem se perder da identidade base da empresa. Desse modo, antes de definir um estilo para sua comunicação, defina um estilo próprio para sua empresa que seja justificável dentro do seu objetivo maior.
4. Promessa básica: O que seu negócio se propõe a resolver? Como ele busca atender ao público-alvo? As pessoas só irão se lembrar de promessas que lhes sejam relevantes e que lhes pareçam claras. Logo, procure ser objetivo e prometa algo que realmente atraia o interesse – e, claro, que você cumprir.
5. Versatilidade: Seu logotipo e sua marca como um todo devem se comportar bem em diferentes meios e formatos, sem perder a identidade. Sua essência deve ser “navegável” nas mais diversas mídias, sendo capaz de transmitir a mesma mensagem de maneira complementar e impactante.
6. Simplicidade: Como foi dito, as pessoas não se lembrarão de uma promessa dúbia ou rebuscada. Seja simples e direto! Isso vale também para a identidade visual, para a personalidade da marca e todos os outros pontos de contato. Nesse sentido, opte também por nomes curtos, que podem ser memorizados com mais facilidade, ok?
7. Independência do dono: É comum que as pequenas empresas estejam intimamente ligadas à imagem do dono, o que pode ser interessante no início, quando se busca emprestar a ela a credibilidade do mesmo. No entanto, em longo prazo, isso acaba virando uma corda no pescoço. O seu negócio deve ser preparado para crescer e para tanto é fundamental que a marca tenha autonomia. Se ficar presa à figura de alguém ela nunca criarávida própria e, consequentemente, não se tornará relevante na mente das pessoas. O ideal é que desde o começo você estruture sua empresa para ir mais longe que sua própria e limitada reputação.
8. Gestão constante: Para que seu negócio se mantenha na cabeça dos clientes é fundamental realizar ações contínuas que atualizem sua presença e não deixem sua mensagem esfriar. Paralelamente, é necessário verificar se a estratégia utilizada tem dado certo, buscando analisar qual é a atual lembrança da marca e quais as soluções mais adequadas para otimizá-la.
Só para complementar, as pessoas se lembrarão mais do seu negócio à medida que ele proporcionar experiências realmente envolventes. Vá além de vender produtos ou serviços, se relacione com seus clientes e participe da vida deles de modo prestativo. Capriche!

Nenhum comentário:

Postar um comentário