sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tecnologias de segurança que protegem contra a violência

Fonte: Exame.com
Link: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/10-tecnologias-de-seguranca-que-protegem-voce-da-violencia?p=9
Até quinta, feira em São Paulo apresenta itens de vigilância aos interessados em usar a tecnologia para se proteger da violência.
Sorria, você está sendo filmado

São Paulo - Tecnologia e segurança formam uma dupla que deu certo. No Brasil, câmeras, alarmes e sistemas de controle de acesso estão entre os itens de vigilância mais procurados. "Existe tecnologia adequada para cada bolso", afirmou Selma Miglioni, presidente da Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança, na abertura da Exposec - feira do setor que acontece até quinta em São Paulo. A seguir, veja alguns dos produtos à venda.


Drone

Os drones marcam presença na Exposec. Equipado com câmera, modelo da foto é capaz de voar a até 30 km/h em alturas que podem chegar a 1 km. A empresa Protecães aluga a aeronave para operações de monitoramento e informa que o drone está avaliado em cerca de 50 mil reais - mas não está à venda.

Monitoramento Inteligente

A Intelbras levou à Exposec um sistema de monitoramento inteligente, que usa câmeras para reconhecer placas de carro. A funcionalidade é muito útil para esquemas de segurança de casas e condomínios e tem preço que varia em função do tamanho do projeto.

Cerca Virtual

Com versões para Android e iOS, Cerca Virtual é umapp gratuito criado pela empresa de segurança Graber. Entre outras funções, o aplicativo é capaz de enviar um sinal de alerta com a localização do usuário a amigos próximos e informar outra pessoa quando ele sai de uma certa área de até 3 km.

Portaria Automatizada

Os porteiros que se cuidem. Apresentado na Exposec, o Kiper é um sistema que põe o visitante em contato com uma central de segurança por meio do interfone. De lá, eles liberam (ou não) a entrada e conseguem entrar em contato com o morador via celular. De acordo com os criadores, a economia gerada pode chegar a 50%. 

Fechadura Digital

No que depender da indústria da segurança eletrônica, em breve as chaves serão coisa do passado. Hoje, várias empresas já oferecem tecnologias que usam a biometria no lugar do chaveiro. No caso da fechadura da foto, o acesso é liberado por impressões digitais ou senha. É uma garantia a mais quando o assunto é segurança.

Rastreador

Antes privilégio de carros e caminhões, rastreadores já contam com versões que podem ser usadas por pessoas preocupadas com a própria segurança. Com preço mínimo de 330 reais, o modelo da foto conta com um botão de emergência que, quando acionado, dispara mensagens para cinco contatos cadastrados.

Alarme Infernal

Um ladrão invade a casa e, de repente, é surpreendido por um alarme agudíssimo com volume quase ensurdecedor de 118 decibéis. Oferecido pela empresa Mirasys, o sistema de alarme Inferno funciona assim. A tecnologia do barulho opera ligada a câmeras de segurança e tem som estridente.

Sensor de Movimento

Quem viaja e fecha todas as entradas de casa não deixa de estar sujeito a invasões. Criado para evitar problemas nessas ocasiões, este sensor de movimento pode ser programado para enviar um alerta a uma central em caso de invasão - permitindo assim que as providências sejam tomadas.

Demarcador de Vagas

Impedir que um carro estacione num determinado lugar também pode ser uma medida de segurança. Nesse caso, o demarcador de vagas pode ajudar. Acionado por controle remoto, ele abaixa e deixa o motorista estacionar. Quando isso não acontece, ele dispara um alarme e volta a posição inicial - indicando espaço reservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário